O PPCA
O que é um PPCA?
É um posto particular de comutação automática, posto privado de comutação automática ou simplesmente PPCA, é uma central de comutação telefónica digital que permite interligar redes telefónicas a redes VoIP.
No início dos anos 1990 foram disponibilizados recursos e meios para alterar o funcionamento interno de um PPCA e abriram-se também oportunidades de negócio para os recém-chegados ao mercado dos PPCA de médio porte, uma vez que se reduziram as barreiras à entrada de novos fabricantes.
Funcionalmente, o PPCA executa quatro principais funções de processamento de chamadas:
- O estabelecimento das ligações (circuitos) entre os telefones de dois utilizadores (por exemplo: encaminhando um número marcado para um telefone físico);
- A manutenção das ligações enquanto os utilizadores delas necessitam, ou seja, manutenção dos canais de voz entre os utilizadores;
- O desligamento das ligações a pedido dos utilizadores;
- O fornecimento de informações para efeitos de tarifação.
Além dessas funções básicas, os PPCA oferecem muitas outras funcionalidades e capacidades telefónicas, com os diferentes fabricantes a apresentar diferentes e mais características num esforço para diferenciar os seus produtos.
As funcionalidades mais comuns encontradas nos PPCA incluem, entre outras (diferentes fabricantes podem ter nomes diferentes para cada recurso):
- Caixas de mensagens partilhadas (por exemplo, para um departamento empresarial)
- Anúncios Públicos (utilizando telefones específicos ou um sistema PA)
- Mensagem de Boas Vindas
Para ligação de extensões num PPCA estão incluídas, entre outras, as seguintes interfaces:
Para ligação de dois ou mais PPCA entre si estão incluídos, entre outros, os seguintes protocolos:
Para ligação de linhas de rede a um PPCA estão incluídas, entre outras, as seguintes interfaces:
Para a recolha de dados de um PPCA estão incluídas, entre outras, as seguintes interfaces: